Ouça a homenagem completa:
O ator e dramaturgo Gianfrancesco Guarnieri completaria 90 anos nesta terça-feira (06/08). Nascido em Milão (Itália), Gianfrancesco Sigfrido Benedetto Martinenghi de Guarnieri, veio morar no Brasil aos dois anos com os pais: o maestro Edoardo Guarnieri e a harpista Elza Guarnieri, que fugiam do regime fascista de Mussolini.
Em 1955, aos 18 anos, Guarnieri foi viver em São Paulo e juntamente com Oduvaldo Viana Filho, o “Vianinha”, fundou o Teatro Paulista do Estudante. No ano seguinte, se uniu ao Teatro de Arena.
Escreveu sua primeira peça "Eles Não Usam Black-tie", em 1956, montada em 1958, no Teatro Arena. A peça se tornou um marco na dramaturgia brasileira. Com o diretor e dramaturgo Augusto Boal, Gianfrancesco Guarnieri montou dois espetáculos: "Arena conta Zumbi" (1965) e "Arena conta Tiradentes" (1967).
Guarnieri também compôs canções para suas peças, que se tornaram sucessos da música popular brasileira, como "Upa Neguinho" e "Memórias de Marta Saré", em parceria com Edu Lobo, além de "Mesa de Bar" e "Um Grito Parado no Ar", que compôs com Toquinho.
Em 1967, Guarnieri começou a trabalhar na televisão, atuando na telenovela "À Hora Marcada", da TV Tupi. Desde então, participou de diversas novelas, seriados e minisséries, como “Cambalacho” e “A Próxima Vítima”, além do programa “Mundo da Lua”, da TV Cultura, como o inesquecível avô de Lucas Silva e Silva. Gianfrancesco seguiu escrevendo inúmeros textos para o Teatro.
Também foi secretário municipal de Cultura de São Paulo entre 1984 e 1986.
Gianfrancesco Guarnieri faleceu em 22 de julho de 2006, em São Paulo.
Para homenagear esse grande nome da dramaturgia brasileira, Alexandre Ingrevallo apresenta uma seleção de composições de Gianfrancesco Guarnieri nas vozes de intérpretes como Beth Carvalho, Edu Lobo e Marlene, além de destacar trechos da participação do artista no “Roda Viva”, exibido pela TV Cultura em 1991.
Ouça!
Estúdio 77 – A Trilha Sonora da Sua Tarde
Diariamente às 15h na Rádio Cultura Brasil
Produção, seleção musical e apresentação: Alexandre Ingrevallo
Apoio de produção: Bruno Trentin
Trabalhos técnicos: Toninho Silva
REDES SOCIAIS