Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação Catulo da Paixão Cearense

Ouça o programa completo:


Apesar do sobrenome, um dos principais compositores populares do início do século XX não nasceu no Ceará, e sim em São Luís do Maranhão, em 31 de janeiro de 1866.

Em 1877 Catulo da Paixão Cearense, aos 11 anos de idade, mudou com a família para o Rio de Janeiro. Teve uma infância difícil no bairro de Botafogo. Em pouco tempo começou a trabalhar e ainda na adolescência teve contato com a vida boêmia, em especial em Copacabana com a Turma da Música, que virava a noite em serenatas.

A primeira composição gravada de Catulo foi “Ao luar”, também conhecida como “Amenidade”, no ano de 1903 pelo cantor Baiano, que no programa é apresentada por Alfredo Del-Penho, em gravação de 2018 do CD A paixão segundo Catulo, com participação de Joyce Moreno, Leila Pinheiro, Rodrigo Maranhão, Claudio Nucci, Carol Saboya, Mariana Baltar e Lui Coimbra. Desse trabalho o Estúdio F também apresenta “Porque sorri”, “Rasga Coração”, “Sertanejo enamorado” e “Ontem ao luar”.

Esse disco não foi o único dedicado a Catulo da Paixão Cearense. Nos anos 1950 o cantor e produtor Paulo Tapajós gravou um LP só com obras compositor, entre elas “Os olhos dela” e “Quando ela Passa”, ambas incluídas nesta edição. Este especial traz ainda registros da década de 1910, a primeira gravação de “Flor amorosa”.

Temas que se tornaram clássicos da seresta também estão presentes: “Talento e formosura”, “Caboca de Caxangá” e a incomparável “Luar do Sertão”, feita com João Pernambuco, que aqui comparece numa montagem especial com registros de Eduardo das Neves, Francisco Alves, Luiz Gonzaga, Tonico & Tinoco, Marlene Dietrich e Elba Ramalho.

A importância e a popularidade de Catulo da Paixão Cearense podem ser medidas por um busco do artista inaugurado em 11 de janeiro de 1940 na cidade do Rio de Janeiro. Catulo faleceria seis anos depois, aos 80 anos de idade, em 10 de maio de 1946, em sua casa simples, que ele chamava de Palácio Choupanal, no bairro do Engenho de Dentro, na então capital da República.


Estúdio F – momentos musicais da Funarte
396
Catulo da Paixão Cearense
Quarta-feira, 04 de agosto de 2021, às 17 horas.
Apresentação: Pedro Paulo Malta
Estágio em Produção: Júlia Abe