Fundação Padre Anchieta

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Reprodução da Internet Franz Liszt

O Poema Sinfônico é uma obra de caráter musical baseada em um poema ou texto literário, e executado por uma orquestra. Nele o autor procura descrever sentimentos, despertar emoções advindas da obra em que ele se baseia.

Seu apogeu se deu no século XIX e seu declínio após o término da Primeira Guerra Mundial. O poema sinfônico tem origem na Alemanha, e é com Franz Liszt que toma a forma que conhecemos. Os 13 poemas sinfônicos de Liszt inspiraram poemas sinfônicos de Smetana, Dvořák, Strauss e outros compositores. São composições muito ricas em profundidade psicológica. 

Liszt queria incorporar a capacidade da música programática para inspirar os ouvintes a imaginar cenas ou estados de espírito. Ele também deixou prefácios escritos para nove dos 13 poemas sinfônicos. No início de sua vida adulta Liszt centrou seus interesses principalmente na carreira como intérprete. Em 1847, ele era famoso em toda Europa como virtuoso pianista. Nesse mesmo ano, porém, ele deu seu último recital público e anunciou sua retirada do circuito de concertos, instalando-se em Weimar, para se concentrar no trabalho como compositor. 

Liszt usou pela primeira vez o termo "poema sinfônico" em público num concerto em Weimar, em 1854, e foi nesse ano também que ele recebeu ,de Paris, um instrumento especialmente concebido, chamado “piano-orgão”, que reproduzia os sons de todos os instrumentos de sopros, possibilitando a ele experimentar várias combinações instrumentais em suas obras para orquestra. 

O programa de hoje traz Mazeppa, sexto poema sinfonico de Liszt, ao lado do 1o.Concerto para Piano e Orquestra. Antes, porém, vamos ouvir o Estudo Transcendental no.4, escrito por Liszt inspirado na mesma historia de Ivan Mazzepa, que motivou a composição do Poema Sinfônico. Considerado um dos mais difíceis dos 12 Estudos, Mazeppa impõe um treino da técnica extremamente rigoroso. Ele requer total familiaridade com o piano, pois contém vários saltos imensos e rápidos, muitas progressões (inclusive de acordes) e é geralmente apenas estudado por pianistas muito avançados.


  • Estudo Transcendental no.4  
  • Daniil Trifonov (piano)  

  • Poema Sinfônico Mazeppa  
  • Orquestra Filarmônica da BBC. Reg.: Ginandrea Noseda  

  • Concerto nº 1 para piano e orquestra em mi bemol maior
  • György Cziffra (piano). Orquestra Philharmonia. Reg.: Andrè Vandernoot


O programa "Intérprete" vai ao ar aos sábados, às 15h da tarde pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103.3. Curta nossa Página no Facebook.

Apresentação: Jamil Maluf

Produção: Sonia Maria de Lutiis

Estagiária em Produção: Jessica Gomes