Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Beethoven

Ouça o programa Intérprete completo:


No mês em que se comemora os 250 anos do nascimento de Beethoven, o programa “Interprete” apresenta, hoje, o segundo programa da série “Para sempre, Beethoven”, que tem como tema “Beethoven e Goethe, no teatro”. O foco será a Música Incidental, op.84, composta por Beethoven, para a peça Egmont, de Goethe. 

Ludwig van Beethoven (Bonn, 17 de dezembro de 1770 - Viena, 26 de março de 1827) foi a ponte entre o Classicismo, no século XVIII, e o Romantismo, no século XIX.É um dos pilares da música ocidental: "O resumo de sua obra é a liberdade", observou o crítico alemão Paul Bekker, "a liberdade política, a liberdade artística do indivíduo, sua liberdade de escolha, de credo e a liberdade individual em todos os aspectos da vida". Apresentado como “O Novo Mozart”, e apenas um ano após a morte de Wolfgang Amadeus, em 1791, Beethoven, com 21 anos de idade, se mudou, em 1792, para Viena, onde permaneceu para o resto da vida, sendo imediatamente aceito como aluno por Joseph Haydn, mas por um curto período.Foi em Viena que surgiram, aos 26 anos de idade, os primeiros sintomas de sua grande tragédia: a surdez. “Devo viver como um exilado”, escreveu Beethoven. “Que humilhação quando ao meu lado alguém percebia o som longínquo de uma flauta, ou o canto de um pastor e eu nada ouvia! Esses incidentes levaram-me quase ao desespero e pouco faltou para que, por minhas próprias mãos, eu pusesse fim à minha existência. Só a arte me amparou!”, concluiu Beethoven.

  1. Abertura Egmont 

  2. Canção: Os tambores agitados / 1º Entreato / 2º Entreato 

  3. Ser alegre e triste, ser pensativo / 3º Entreato / 4º Entreato / Significado da morte de Clärchen / Melodrama e Sinfonia da Vitória 
  4. Gundúla Janôwitz (soprano), Erich Shalow (narrador). 

  5. Orquestra Filarmônica de Berlim. Reg.: Herbert von Karajan

  1. O programa "Intérprete" vai ao ar aos sábados, às 15h da tarde pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103.3. Curta nossa Página no Facebook.
  2. Apresentação: Jamil Maluf
  3. Produção: Sonia Maria de Lutiis
  4. Estágiaria em Produção: Jessica Gomes