Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet.
Reprodução da Internet. Jean-Philippe Rameau

Ouça o programa completo:


O compositor Jean-Philippe Rameau nasceu em Dijon, em 1683. Seu pai era organista e iniciou o filho na arte da música. Jean-Philippe frequentou o Colégio Jesuíta, e pensava em se tornar advogado, no entanto, aos dezesseis anos de idade abandonou os estudos, para dedicar-se inteiramente à música.

Rameau trabalhou algum tempo como organista da Igreja Notre Dame d'Avignon e em 1702 assumiu o posto de organista da catedral de Clermont-Ferrand, e ali compôs suas primeiras cantatas.

Em 1705, mudou-se para Paris, onde publicou um ano mais tarde o primeiro livro das importantes Pièces de Clavecin, que não despertaram maiores atenções naquela ocasião. Em 1709, regressou a Dijon para suceder o pai como organista da catedral daquela cidade.

Quatro anos mais tarde, o compositor mudou-se para Lyon, onde foi organista do Mosteiro dos Dominicanos. Em 1715 Rameau retornou à sua antiga função em Clermont-Ferrand e durante sete anos dedicou todo o tempo livre à investigação dos problemas teóricos da música.

Naquela ocasião, desenvolveu sérios estudos filosóficos e científicos, que resultaram na obra que lhe trouxe a celebridade, muito antes de se tornar conhecido como um artista criador.

A publicação do Tratado de Harmonia, em 1722, causou grande sensação em Paris, assim como animadas controvérsias. Rameau decidiu instalar-se definitivamente na capital, e passou a atuar como organista em diversas igrejas, tornando-se um professor muito requisitado.

Jean-Philippe sonhava em compor para o teatro, e ansiava pela oportunidade de escrever uma verdadeira ópera. Foi somente aos 50 anos de idade que Rameau conseguiu fazer representar na Academia de Música sua ópera Hyppolyte et Aricie, que obteve grande sucesso.


"Laudate Dominum" vai ao ar domingo, às 9h, com reapresentação na terça-feira, às 23h00, na Cultura FM (103,3).
Produção: Bruno Lombizani
Estágio em produção: Bianca Neves
Trabalhos técnicos: Wagner Freitas