Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet.
Reprodução da Internet. Louis Vierne

Ouça o programa completo:


Louis Vierne nasceu na cidade de Poitiers em 1870, com gravíssima deficiência visual. Aos sete anos de idade, foi operado, recuperando parcialmente a visão. O menino, de saúde frágil, revelou muito cedo uma forte vocação musical. Seu amor à música intensificou-se ainda mais após ter escutado, aos dez anos de idade, um concerto do compositor e organista César Franck, na Igreja de Santa Clotilde.

Em 1881, Louis Vierne ingressou num internato para cegos em Paris, onde pôde receber uma ampla instrução geral e ensinamento musical, estudando órgão, piano, violino, harmonia, contraponto e composição. Louis Vierne ganhou os primeiros prêmios de violino e piano do concurso de 1886 e César Franck, que presidia o júri, reconheceu o grande talento do músico de apenas 16 anos de idade.

Dois anos mais tarde, Franck permitiu que Vierne participasse como ouvinte dos célebres cursos de órgão que ministrava no Conservatório de Paris.
Em 1890, o jovem músico foi admitido no Conservatório como aluno de Franck na classe de órgão. Por uma infelicidade, Franck faleceu exatamente naquele ano. O organista e compositor Charles- Marie Widor foi o sucessor de Franck no Conservatório e tornou-se mestre, amigo e promotor do jovem Vierne.

Em 1900, Vierne foi nomeado organista titular da Catedral de Notre Dame e seu renome como organista, compositor e incomparável improvisador correu o mundo. A saúde delicada do compositor, agravada por diversos problemas familiares, resultou numa grave depressão. Vierne faleceu em 1937 após sofrer um infarto durante um concerto que estava apresentando na Catedral de Notre Dame


Um programa dedicado à música sacra que não faz distinção de credo ou de período estético, da música antiga à contemporânea. Ecumênico na acepção plena da palavra, o programa contempla compositores das mais diversas épocas, nacionalidades e credos religiosos.

"Laudate Dominum" está no ar desde 1989 e é apresentado pelo pianista e compositor Amaral Vieira.

"Laudate Dominum" vai ao ar domingo, às 9h, com reapresentação na terça-feira, às 23h00, na Cultura FM (103,3).
Produção: Bruno Lombizani
Estágio em produção: Bianca Neves
Trabalhos técnicos: Wagner Freitas