Ouça o programa completo:
José António Carlos de Seixas foi o mais importante compositor português de música para teclado na primeira metade do século 18. O músico viveu de 1704 a 1742 e era filho de Francisco Vaz, organista da Sé e de sua mulher, Marcelina Nunes.
Não conhecemos o motivo que levou José António a adotar Seixas como sobrenome, em desfavor do sobrenome paterno. Em vida, o músico era mais conhecido pelos nomes de batismo, José António Carlos, como aparece em muitas cópias de suas obras.
Quando o pai morreu, no início de 1718, Carlos Seixas, aos 14 anos de idade, foi imediatamente nomeado organista da Sé de Coimbra, com o mesmo salário paterno. Dois anos mais tarde, mudou-se para Lisboa e foi nomeado para o posto de organista da Igreja Patriarcal, função que manteve até o final da vida.
O compositor morreu aos 38 anos de idade, no auge de sua atividade criativa.
Um programa dedicado à música sacra que não faz distinção de credo ou de período estético, da música antiga à contemporânea. Ecumênico na acepção plena da palavra, o programa contempla compositores das mais diversas épocas, nacionalidades e credos religiosos.
"Laudate Dominum" está no ar desde 1989 e é apresentado pelo pianista e compositor Amaral Vieira.
"Laudate Dominum" vai ao ar domingo, às 9h, com reapresentação na terça-feira, às 23h00, na Cultura FM (103,3).
Produção: Bruno Lombizani
Estágio em produção: Bianca Neves
Trabalhos técnicos: Wagner Freitas
REDES SOCIAIS