Ouça o programa completo:
Felix Mendelssohn-Bartholdy contava somente treze anos de idade quando compôs o Magnificat em ré maior para solistas, coro misto e orquestra. Naquela ocasião, Mendelssohn estava estudando latim e para praticar a nova língua, resolveu musicar alguns textos católicos, entre os quais o Magnificat e o Gloria.
O jovem compositor iniciou a composição do Magnificat no dia 19 de março de 1822 e concluiu a obra no dia 31 de maio. Durante esse mesmo período, trabalhava intensamente num concerto piano e orquestra para sua irmã Fanny, assim como em várias outras obras menores.
A genial precocidade de Mendelssohn iguala-se somente à de Mozart, fato infelizmente ainda pouco conhecido do grande público.
O Magnificat de Felix Mendelssohn-Bartholdy é uma obra sólida e consistente, de valor intrínseco e não somente uma criação que nos impacta por ter sido escrita por um menino de apenas treze anos de idade.
Um programa dedicado à música sacra que não faz distinção de credo ou de período estético, da música antiga à contemporânea. Ecumênico na acepção plena da palavra, o programa contempla compositores das mais diversas épocas, nacionalidades e credos religiosos.
"Laudate Dominum" está no ar desde 1989 e é apresentado pelo pianista e compositor Amaral Vieira.
"Laudate Dominum" vai ao ar domingo, às 9h, com reapresentação na terça-feira, às 23h00, na Cultura FM (103,3).
Produção: Bruno Lombizani
Estágio em produção: Bianca Neves
Trabalhos técnicos: Wagner Freitas
REDES SOCIAIS