Ouça o programa completo:
Charles Gounod foi contemplado com o Grande Prêmio de Roma aos 21 anos de idade e referiu-se sempre à própria juventude como uma época iluminada. A sua identificação com a música religiosa é prodigiosa: em Roma, escreveu já a sua primeira Missa e um Requiem a cappella, que instrumentou um ano mais tarde.
Até 1850, Gounod não havia composto praticamente nada afora música religiosa. Gounod escreveu dezesseis missas, nas quais transparecem a sua inspiração religiosa e uma notável habilidade na escrita coral.
Em vida Gounod, foi reconhecido como um dos mais importantes compositores franceses, especialmente através de suas óperas. Sua fama era tão grande que o quediva do Egito pensou em três compositores para a encomenda da ópera Aída, que deveria inaugurar o novo Teatro de Ópera do Cairo, em celebração da abertura do Canal de Suez. Eram eles Wagner, Verdi e Gounod.
Um programa dedicado à música sacra que não faz distinção de credo ou de período estético, da música antiga à contemporânea. Ecumênico na acepção plena da palavra, o programa contempla compositores das mais diversas épocas, nacionalidades e credos religiosos.
"Laudate Dominum" está no ar desde 1989 e é apresentado pelo pianista e compositor Amaral Vieira.
"Laudate Dominum" vai ao ar domingo, às 9h, com reapresentação na terça-feira, às 23h00, na Cultura FM (103,3).
Produção: Bruno Lombizani
Estágio em produção: Bianca Neves
Trabalhos técnicos: Wagner Freitas
REDES SOCIAIS