Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Edvard Grieg

Ouça o programa completo: 


Edvard Grieg, que viveu de 1843 a 1907, foi o mais importante compositor da Noruega. Seu nome raramente é associado a obras de caráter religioso, no entanto, os Quatro Salmos opus 74 ocupam um lugar especial na produção do músico norueguês. Estes salmos representam os últimos pensamentos musicais do compositor, e permitem uma rara visão de suas experiências religiosas.

Grieg escreveu em 1905 a um amigo que venerava silenciosamente a Natureza com o mesmo fervor que dedicava a Deus. Do mesmo modo, o músico cultivou com especial devoção a música folclórica do seu país. Não surpreende, portanto, que em sua obra derradeira, o compositor tenha dado vazão às suas experiências espirituais. Estes Salmos exprimem de certa forma os sentimentos ambivalentes de alguém que contempla a sua própria morte e que está perfeitamente à altura de enfrentar as dificuldades desta fonte inspiracional.