Ouça o programa completo:
Zoltan Kodály, que viveu de 1882 a 1967 foi um dos mais importantes compositores húngaros do século 20. Estudou na Academia de Música Liszt, onde foi orientado por János Koessler, que também foi o professor de Bartok e Dohnanyi.
Em 1923, para o aniversário de 50 anos da unificação de Buda e Peste como capital da Hungria, compôs Psalmus Hungaricus, obra que lhe trouxe reconhecimento internacional. Aposentou-se da Academia Liszt em 1942 e após a Segunda Guerra Mundial, viajou para a França, Inglaterra, Estados Unidos e União Soviética, sempre regendo as suas próprias composições.
Kodály compôs em 1944 a Missa Brevis para solistas, coro e orquestra. De certo modo, a composição reflete o drama da Segunda Guerra Mundial, que trouxe consequências funestas para toda a Europa, e muito em especial, para países como a Hungria, que perderam a sua autonomia após o conflito.
A religiosidade de Kodály era sincera e genuína, e encontramos na Missa Brevis a expressão de sua fé inabalável, que não se alterou em tempos tão difíceis como aqueles.
REDES SOCIAIS