Ouça o programa completo:
Entre os anos de 1750 e 1760, a corte saxônica de Dresden, buscando atualizar o seu repertório de música sacra, encomendou uma grande quantidade de partituras de ritos ao mais conhecido estabelecimento de cópias de Veneza. Seu proprietário era o padre Don Giuseppe Baldan.
Naquela época, o compositor italiano mais popular de música sacra era Baldassare Galuppi, e quase todas as cópias enviadas por Giuseppe Baldan para a corte de Dresden eramdo compositor.
No entanto, Baldan incluiu na encomenda quatro obras de Antonio Vivaldi, como se fossem originais de Galuppi. A mais recente obra de Vivaldi encontrada no acervo de Dresden foi o Salmo 109 Dixit Dominus.
Devemos esta importante descoberta à musicóloga australiana Janice Stockigt, que pôde comprovar a autoria da obra através de diversos elementos pesquisados.
Don Giuseppe Baldan, para não levantar suspeitas, indicou na página de rosto da partitura que Galuppi teria composto o Salmo em 1745. Essa afirmação é absurda, pois as obras escritas por Galuppi naquele período revelam aspectos estilísticos muito diferentes daqueles encontrados no Dixit, que são vivaldianos do começo ao fim.
Um programa dedicado à música sacra que não faz distinção de credo ou de período estético, da música antiga à contemporânea. Ecumênico na acepção plena da palavra, o programa contempla compositores das mais diversas épocas, nacionalidades e credos religiosos.
"Laudate Dominum" está no ar desde 1989 e é apresentado pelo pianista e compositor Amaral Vieira.
"Laudate Dominum" vai ao ar domingo, às 9h, com reapresentação na terça-feira, às 23h00, na Cultura FM (103,3).
Produção: Bruno Lombizani
Estágio em produção: Bruno Trentin
Trabalhos técnicos: Wagner Freitas
REDES SOCIAIS