Ouça o programa 'Mundo Sonoro' completo aqui:
Nesta edição vamos falar de uma forma musical muito importante. Podemos dizer que ela é a rainha das formas musicais, já que, desde sua invenção, ela foi certamente a estratégia de composição mais utilizada tanto para a criação de sinfonias e concertos quanto para a composição de quarteto de cordas e peças para piano solista.
A forma sonata surge em um período da história da música que costumamos chamar de classicismo, e se torna um recurso fundamental para os compositores desse período que buscavam a criação de obras claramente organizadas e equilibradas.
Ela funciona como um tipo específico de forma ternária que é um recurso de organização musical em que o compositor nos mostra uma ideia, depois passa a uma ideia diferente e finalmente volta à ideia inicial.
Usando uma letra para cada parte da música, a forma ternária vai ter uma parte A uma parte B que é diferente e contrastante e vai voltar depois para a parte A.
Na forma sonata vai acontecer exatamente isso, só que a seção inicial é grande e se divide em outras partes menores. A seção costuma ser chamada de exposição.
Mundo Sonoro – uma viagem pelas formas e formatos da música clássica.
Apresentação: maestro Emiliano Patarra
Toda quinta, às 22 horas com reapresentação aos sábados, às 15 horas
REDES SOCIAIS