Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação Korngold

Ouça o programa Música Contemporânea completo aqui:


  1. Erich Wolfgang Korngold, nascido em 1897, em Viena e morto em 1957 na mesma cidade, foi criança-prodígio tão badalada na meninice quanto Mozart.

  2. Na vida adulta não se deu tão bem assim, mas transformou-se no rei das trilhas sonoras em Hollywood nos anos 1930 e 40. Semana passada vocês devem ter se espantado muito com a maturidade de seu trio no.1 para piano e cordas.
  3. Hoje, vamos ter uma nova surpresa, a sua segunda sonata para piano, que ele compôs aos 13 anos, em 1910,e foi estreada por Arthur Schnabel, um dos maiores pianistas do século 20 e naquele momento, aos 29 anos, no auge de sua forma e fama.
  4. Pra vocês terem uma ideia do sucesso da obra, Schnabel gravou-a nos paper rollls, uma técnica dos primórdios do século 20 de reprodução sonora que acoplava rolos de papéis perfurados registrando o acionamento das teclas do piano, que depois podiam ser acionadas mediante uma manivela em pianos.

    Confira a seleção musical desse e de todos os nossos programas no Guia do Ouvinte

    O programa Música Contemporânea vai ao ar aos domingos, às 22h da noite pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103.3. Curta nossa Página no Facebook.

    Apresentação: João Marcos Coelho
    Produção: Sonia Maria de Lutiis
    Assist. produção: Denise Faveri