Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação Louis Andriessen

Ouça o programa Música Contemporânea completo aqui:


Hoje e no próximo programa, trechos de a Commedia, filme-ópera de Louis Andriessen, o compositor holandês que morreu há trinta dias, em 1º. de julho, aos 82 anos.

Ele a compôs em parceria com o diretor Hal Hartley, baseado em versos da Divina Comédia de Dante Alighieri, mas também com textos adicionais de Sebastian Brant, teólogo alemão do século 17, do dramaturgo holandês Joost van den Vondel e no Cântico dos Cânticos, livro do Velho Testamento da Bíblia.

Reinbert de Leuuw rege os Ensembles Azko e Schoenberg, além dos seguintes solistas vocais: Claron McFadden (Beatrice), Cristina Zavalloni (Dante), Jeroen Willems (Lucifer/Cacciaguida), e Marcel Beekman (Casella).

As partes de coral infantil são interpretadas pelo Waterland's Kinderkoor De Kickers, regido por Jan Maarten Koeman.

Nas palavras de Andriessen, “A existência simultânea de céu, purgatório e inferno; a simultaneidade de várias cenas; e o uso de efeitos de cinema e palco para criar a complexidade necessária para fazer justiça à maior criação de Dante.

Tudo que acontece em termos visuais – dança, recitativos e canções, devem ser entendidos como reação à música”.

Confira a seleção musical desse e de todos os nossos programas no Guia do Ouvinte

O programa Música Contemporânea vai ao ar aos domingos, às 22h da noite pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103.3.

Apresentação: João Marcos Coelho, Produção: Sonia Maria de Lutiis, Estagiária em Produção: Denise Faveri