Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Música Contemporânea

Ouça 'Música Contemporânea' na íntegra: 


No programa de hoje, vamos conhecer o originalíssimo concerto para violino e orquestra do compositor argentino
Alberto Ginastera, encomendado para ser estreado em maio de 1962 pela Filarmônica de Nova York,
então comandada por Leonard Bernstein, numa ocasião importante para a orquestra e a vida musical
da maior cidade norte-americana: marcaria a abertura do Lincoln Center.
Mas Ginastera não o concluiu a tempo, e o concerto estreou mesmo em outubro de 1963, com Bernstein,
a Filarmônica de Nova York e o violinista italiano Ruggero Ricci.
Nascido em Buenos Aires em 1916, Ginastera começou a destacar-se como compositor praticando
um estilo claramente nacionalista. Ele utilizava melodias folclóricas argentinas.
Até hoje suas obras mais executadas nas salas de concerto e gravadas são as deste período nacionalista,
como “estancias”, por exemplo.
Mas, após estudar e atuar intensamente nos Estados unidos nas décadas de 1940 e1950,
sua música adquiriu uma paleta estilística bem mais ampla.
Paralelamente, seu engajamento político lhe trouxe problemas com o governo argentino.
O concerto para violino, presente no recém-lançado álbum da violinista norte-americana Hilary Hahn, de 42 anos, pertence à fase que ele mesmo chamou de
“neoexpressionista”, em que experimentou todas as técnicas modernistas, como serialismo, microtonalidades, politonalidade e até a música aleatória,
que privilegia o acaso e estimula a intervenção criativa do intérprete, com partituras que funcionam como cartas de navegação.