Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet.
Reprodução da Internet. Charles Ives.

Ouça 'Música Contemporânea' na íntegra:


No programa de hoje vamos conhecer melhor uma das obras fundamentais do compositor norte-americano Charles Ives. Ele é objeto de duas efemérides importantes em 2024: 150 anos de seu nascimento em 10 de outubro de 1874 – e sua morte, setenta anos atrás, em 19 de maio de 1954. O musicólogo francês Laurent Denave começa seu livro “Charles Ives – O nascimento da modernidade musical nos Estados Unidos” afirmando que ele foi “o primeiro compositor moderno da história dos Estados Unidos”.

Ives compôs sua obra basicamente entre a década de 1890 até o final dos anos 1920,ele conseguia abstrair o mundo exterior, o que lhe permitiu, diz Denave, “compor internamente, inclusive num ônibus ou trem, além, claro, de seu estúdio em sua casa”. O que ele quer dizer é que suas inovações – e elas foram muitas – aconteceram não em função de um ambiente propício, mas somente devido a sua “imaginação musical”.

Sua obra mais importante para piano é a “Sonata Concord, Massachusetts 1840-1890”. Não temos tempo para esmiuçar a relação entre o livro e a parte musical. Mas estas informações já dão uma ideia das pretensões de Ives com esta peça monumental.


Música Contemporânea
Domingo às 10h da noite.
Cultura FM - 103,3
Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estágio em produção: Thomas Aguiar
Montagem e sonoplastia: Roberto Rocha