Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação Paul Tortelier

Ouça o programa O Prazer da Música completo aqui:


Tortelier foi um músico extraordinário. Abençoado com instintos rítmicos sutis e espontâneos, ele também estava comprometido com a ideia de que a performance deveria ser um esforço teatral.

Sua facilidade técnica era notável e seu tom lindo e profundamente humano. O tom e a facilidade foram auxiliados pelo pino de extremidade curvado que ele inventou, colocando o violoncelo em um ângulo mais horizontal do que o tradicional, e que foi mais tarde adotado por Rostropovich e outros. Tortelier também era o raro violoncelista perfeitamente confortável com o dedo mindinho na posição do polegar.

Homem altamente culto, Tortelier era um contador de histórias brilhante. Ele também foi um compositor ativo, produzindo muitas obras para violonceloe várias dedicadas à paz mundial. Suas paixões políticas eram pronunciadas - e ele não se importava se atrapalhassem sua carreira artística.

Inspirado pela fundação do Estado de Israel, o francês não judeu passou um ano morando e trabalhando em um kibutz lá - o que o afastou de Prades.

Preocupado com o envolvimento dos Estados Unidos no Vietnã, ele se recusou a viajar pela América durante a guerra, apenas retornando, com grande aclamação, na década de 1980. Ele morreu em 1990, de ataque cardíaco.


Confira a seleção musical desse e de todos os nossos programas no Guia do Ouvinte

O programa O Prazer da Música vai ao ar as sextas, às 23h e reapresentação aos sábados, 11h pela Rádio Cultura FM de São Paulo,103.3. Curta nossa Página no Facebook.

Apresentação: Marcelo Jaffé, Produção: Sonia Maria de Lutiis, Estagiária em Produção: Denise Faveri