Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação Natalia Gutman

Ouça o programa O Prazer da Música completo aqui:


Natalia Gutman nasceu em Kazan, na Rússia, e começou a tocar violoncelo aos 5 anos.

Em 1964, depois de vencer o Concurso Internacional Tchaikovsky, ingressou no Conservatório de Moscou para estudar com Mstislav Rostropovich.  Seu primeiro prêmio no Concurso ARD (competição de música clássica) em Munique de 1967, marcou o início de sua carreira internacional. Desde então, ela se apresentou com as principais orquestras do mundo e com maestros como Sawallisch, Muti, Abbado, Haitink, Svetlanov,  Temirkanov, Celibidache e Masur, entre outros. Como entusiasta da música de câmara, ela estabeleceu uma importante relação musical com o violinista Oleg Kagan, que se tornou seu marido.

Juntos, eles formaram um trio com Svyatoslav Richter, que também frequentemente atuava como parceiro de Duo de Natalia. O grupo foi ampliado para um Quarteto para Piano com Yuri Bashmet e um Quinteto para Piano com Viktor Tretiakov.  Eles exploraram todo o repertório da música de câmara.

Em maio de 2005, o presidente federal alemão Köhler concedeu a Natalia Gutman a mais alta condecoração alemã, “Bundesverdienstkreuz Erster Klasse” e também nomeada bolsista do Royal College of Music” em Londres, por Sua Alteza Real o Príncipe de Gales em maio de 2010.

Confira a seleção musical desse e de todos os nossos programas no Guia do Ouvinte

O programa O Prazer da Música vai ao ar as sextas, às 23h e reapresentação aos sábados, 11h pela Rádio Cultura FM de São Paulo,103.3. Curta nossa Página no Facebook.

Apresentação: Marcelo Jaffé, Produção: Sonia Maria de Lutiis, Estagiária em Produção: Denise Faveri