Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação Accademia-Bizantina & Stefano Montanari

Ouça o programa O Prazer da Música completo:


Arcangelo Corelli (1653-1713), um dos maiores compositores barrocos da Itália, escreveu uma grande quantidade de música em todos os gêneros populares da época, mas foram as12 Sonatas para Violino Op. 5 composta pouco antes do século 18 que realmente firmou a fama de Corelli como o modelo mais importante para a escrita do violino.

Nessas peças, o compositor oferece um esboço exaustivo dos estilos 'da chiesa' e 'da camera', fazendo uma distinção atenta entre os dois ramos - o primeiro contrapontístico, o último em forma de suítes de danças cortesãs. O resultado é uma coleção de beleza estonteante com foco em uma série de formas musicais e dificuldades técnicas enquadradas em uma intensa concentração expressiva.

A Accademia Bizantina junto com Montanori e Dantone conseguem capturar todas as prioridades sensíveis dessas criações maduras, e sua afinidade com Corelli é muito aparente em seu fraseado maravilhosamente articulado e feliz.

Em suas mãos, a música parece flutuar e dançar no ar como uma pequena pena sendo acariciada pela doce brisa da noite. A qualidade de som limpo e imediat, é considerado como uma das melhores gravações de Corelli lançadas nos últimos anos.

Confira a seleção musical desse e de todos os nossos programas no Guia do Ouvinte

O programa O Prazer da Música vai ao ar as sextas, às 23h e reapresentação aos sábados, 11h pela Rádio Cultura FM de São Paulo,103.3. Curta nossa Página no Facebook.

Apresentação: Marcelo Jaffé, Produção: Sonia Maria de Lutiis, Estagiária em Produção: Denise de Faveri