Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação Gabriel Fauré

Ouça o programa O Prazer da Música completo:


O Primeiro Quarteto para Piano foi concluído em 1879. Há uma série de coisas notáveis ​​sobre o Primeiro Quarteto de Piano de Fauré que o marcam como um ponto de viragem proeminente.

Nota-se primeiro a completa segurança em seu manuseio bem-feito da forma sonata, habilidade meticulosa em um diálogo fulgurante de partes, a riqueza e personalidade indelével de seu material melódico habilmente trabalhado e escrita infalivelmente hábil para piano. Também vale a pena notar a combinação de um estilo pessoal altamente refinado com um alto astral atraente.

O romantismo e seus dolorosos heroísmos são deixados para trás nesta obra, assim como o frívolo, o estereotipado e o balético. O primeiro movimento mantém um através de sua fusão fluente de energia e lirismo. O Scherzo surpreende com uma fantasia alegre, pizzicato picada e perpetuum mobile. O grande Adágio demonstra que a paixão profunda não é incompatível com o equilíbrio e a pureza clássica da linha. E um altíssimo Allegro Molto cobre tudo com um brilho maior / menor graciosamente equilibrado de alegria. Fauré estava ao piano na primeira apresentação do First Piano Quartet com o Société Nationale em 11 de fevereiro de 1880. Respondendo às críticas de colegas, ele revisou o final. Assim, a obra atingiu sua forma final apenas em 1883.

Confira a seleção musical desse e de todos os nossos programas no Guia do Ouvinte

O programa O Prazer da Música vai ao ar as sextas, às 23h e reapresentação aos sábados, 11h pela Rádio Cultura FM de São Paulo,103.3. Curta nossa Página no Facebook.

Apresentação: Marcelo Jaffé, Produção: Sonia Maria de Lutiis, Estagiária em Produção: Denise de Faveri