Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet álbum Felix Mendelssohn

Ouça o programa na íntegra:



No programa desta semana, o primeiro grande quarteto de Felix Mendelssohn, compositor alemão que nasceu em Hamburgo em 1809 e viveu até 1847. Ele foi um dos integrantes do grupo chamado “a primeira geração romântica”, junto com Schumann, Liszt e Chopin.

O compositor teve uma educação requintada com o apoio intelectual de seu avô que era filósofo, e também o apoio financeiro de seu pai. Considerado criança prodígio, aprendeu a tocar violino, viola e piano. Escrevia poesias, pintava paisagens e era uma pessoa bastante especial, assim definida por Goethe. Sua casa era um centro onde muita gente interessante gostava de passar o tempo, e a música de câmara fazia parte desse universo. Gostava muito de fazer música de câmera como quartetos de cordas, quartetos com piano, trios, mas seu primeiro grande quarteto foi escrito em 1827, o quarteto opus 13, inspirado no quarteto opus 132 de Beethoven.

Mais tarde resolve escrever um ciclo de três quartetos de cordas, os do opus 44, que trazem uma atmosfera um pouco mais clássica do que romântica. Nesse programa ouviremos o quarteto de cordas opus 13, e o quarteto de cordas nº 1, opus 44 em ré maior na interpretação do Quarteto Melos.