Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet álbum Felix Mendelssohn

Ouça o programa completo:



Um dos quatro integrantes que conhecemos da primeira geração romântica, Mendelssohn, tem na música de câmara um de seus instrumentos favoritos.

Em 1823, bem jovem quando escreve suas peças de música de câmara. Ele gostava especialmente dos quartetos com piano e cordas, mas escreveu também trios para piano e cordas, muita música interessante e boa que seriam na verdade as primeiras obras editadas e impressas. Entre os anos de 1837 e 1838 escreve um ciclo de três quartetos do opus 44, que trazem uma atmosfera um pouco mais clássica do que romântica. Neste programa ouviremos o quarteto nº 2 opus 44 escrito durante sua lua de mel, alcançando grande sucesso em sua estreia com o público pedindo bis por três vezes. Já o quarteto opus 80 foi consequência do falecimento de sua irmã Fanny, personalidade Importante em sua história, musicista fabulosa e uma pessoa inteligentíssima.

O quarteto opus 80 provavelmente o mais dramático de todos e que nos mostra seu sofrimento pela perda de sua querida irmã.