Ouça 'O Prazer da Música' na íntegra:
No programa desta semana, o violinista Augustin Hadelich interpreta Sarasate,Prokofiev e Britten. Pablo de Sarasate empolgou-se com a ópera Carmen de Bizet, resgatando alguns dos temas e os transcreveu para o violino de uma maneira interessante que permitia ao publico perceber a leveza de sua sonoridade e a elegância de sua manipulação do instrumento,uma técnica prodigiosa.
Sergei Prokofiev, estudando no conservatório de São Petersburgo, desenvolveu suas habilidades não apenas como pianista mas também como compositor, atuando com frequência na Rússia, porém a grande revolução que ocorreu em 1917 fez com que ele saísse de seu país passando a viver em Paris., tornando-se uma espécie de nômade.
Ele toca, apresenta-se, compõe e atua nos mais variados palcos do mundo. Na década de trinta começa a sentir saudades de sua terra natal e no ano de 1935 escreve seu concerto nº 2 para violino e orquestra, última obra composta no seu exilio. Benjamin Britten, compositor inglês, que depois de ouvir o denso concerto de Alban Berg, resolve escrever seu próprio concerto para violino.
É uma obra muito interessante que estabelece uma relação poderosa entre o violino e a percussão onde temos no primeiro movimento, o ostinato que acompanha o lirismo do violino.
Apresentação: Marcelo Jaffé
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estagio em Produção: Cleison Silva
REDES SOCIAIS