Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet Arthur Rubnstein

Ouça o programa completo: 


No programa desta semana os noturnos de Frédéric Chopin, que viveu entre 1810 e 1849. Foi um pianista muito especial, desenvolveu uma maneira de tocar o piano com uma relação Interessante entre a organização da mão esquerda com a liberdade da mão direita, a melodia, o improviso e o ornamento.

No século XVIII existia a ideia de que o noturno seria referente a música para ser tocada a noite, como por exemplo a pequena serenata noturna de Mozart. Porém John Field, pianista irlandês, que viveu um pouco antes de Chopin, foi apontado como o primeiro compositor de noturnos para piano solista.

Talvez possamos considera-lo como uma influência, uma inspiração para que Chopin escrevesse os seus noturnos. Começamos com os Noturnos opus 9.

Apresentação: Marcelo Jaffé
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estagio em Produção: Cleison Silva