Michael Sanderling e seu desempenho na música sinfônica de Brahms.
17/05/2024 23h00
Ouça 'O Prazer da Música' na íntegra:
Nesta edição, o repertório sinfônico de Johannes Brahms, compositor alemão que viveu entre 1833 e 1897. Marcelo Jaffé conta que Brahms, jovem ainda, saiu de Hamburgo para se aventurar pelo mundo europeu em busca de um emprego e o destino acaba o levando à casa de Robert Schumann, que percebe o talento do jovem compositor dizendo: "esse vai ser o próximo gênio da música de concerto".
A responsabilidade foi grande. Brahms leva cerca de 20 anos para escrever a sua primeira sinfonia, um pouco menos de tempo para escrever a segunda, a terceira, cheio de energia e conhecimento, escrita no ano de 1883, aos 50 anos de idade. Segundo Antonín Dvorák: “a mais linda das três escritas até aquele momento”.
Uma sinfonia que para alguns se assemelha à terceira sinfonia de Schumann, a “Renana”, para outros com a “Heroica” de Beethoven. “Renana”, porque afinal de contas, Wiesbaden e Düsseldorf são cidades da região do Rio Reno; Düsseldorf, onde Brahms conheceu Schumann, e Wiesbaden, onde escreveu a sua terceira sinfonia, aqui na interpretação da Orquestra Sinfônica de Lucerna, sob regência de Michael Sanderling.
O Prazer da Música
Sexta às 11h da noite e sábado às 11h da manhã.
Apresentação: Marcelo Jaffé
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estágio em produção: Thomas Aguiar
Montagem e sonoplastia: Roberto Rocha dos Santos
REDES SOCIAIS