Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Keith Jarrett

Ouça "O Que Há de Novo" completo


O pianista de jazz Keith Jarrett é um daqueles músicos iluminados que lança tentáculos em todo tipo de música, sem limites ou cerquinhas. Em 1985, ele encomendou ao compositor norte-americano Lou Harrison um concerto para piano. Harrison, então com 68 anos, aceitou o desafio. Note-se que, apesar de ter sido parceiro de John Cage na vanguarda radical norte-americana dos anos 1940, Harrison adotou um caminho totalmente diferente de Cage quando se apaixonou pelo som da orquestra de gamelões javaneses.

Outros mundos musicais se revelaram a ele, naquele momento. E dali em diante sua música alterou-se radicalmente. Passou a incorporar técnicas e instrumentos de outras culturas musicais do planeta. O concerto para piano tem a ver com esta mudança de atitude de Harrison. A música para instrumento de teclado observa o chamado temperamento igual. Resumindo: as notas fá sustenido e sol bemol foram artificialmente equalizadas nos instrumentos de teclado. 

Assim, reproduzem o mesmo som. Mas na harmonia natural as coisas não são assim. Fá sustenido e sol bemol indicam sons diferentes. Como disse, o temperamento igual aplica-se aos instrumentos de teclado. Mas não aos instrumentos de cordas, por exemplo. É esta riqueza perdida que Harrison visa recuperar neste concerto: ele mistura os sons temperados do piano com os demais instrumentos. Não - temperados . “O concerto”, disse ele, “explora as muitas belezas desta mistura”. 


  1. Seleção Musical
  2. Lou Harrison
  3. Concerto para piano e orquestra
  4. Keith Jarrett (piano). Nova Orquestra Filarmônica do Japão. Reg.: Naoto Otomo 

  5. Suíte para violino, piano e pequena orquestra
  6. Lucy Stoltzman (violino), Keith Jarrett (piano) e músicos da Nova Orquestra Filarmônica do Japão. Reg.: Robert Hughes

O programa "O Que Há de Novo", com apresentação de João Marcos Coelho, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, às Quartas, 23h15h com reapresentação aos Sábado, 19h, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.