Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet 20201130110700_site-uol-35-.png

Ouça o programa completo:



O oboístsa sueco Marten Larsson construiu um álbum muito interessante em 2010: ele partiu de Bach para chegar até a música de Keith Jarrett.

Corretamente, aliás, já que só é possível entender a genialidade e o modo como Jarrett encara a música improvisada – com a atenção de um músico clássico, mas sem a rigidez, claro – se conhecermos a amplitude de seus interesses.

Jarrett inventou a fórmula do recital de piano sem tema pré-estabelecido com Koln Concert, nos anos 1970, mas desde a meninice, nos Estados unidos, teve educação musical formal, tocou muita música dita clássica, ou de concerto.

Tanto que, simultaneamente à fama que a música improvisada lhe deu Jarrett jamais deixou de tocar e gravar os clássicos. E num espectro que vai de Bach a Bartók e Shostakovich.

Bem, dito isso, comecemos a passear pelo álbum do oboísta sueco Marten Larsson. Acompanhado pela Orquestra Sinfônica de Umea, regida por Thord Svedlund, ele interpreta o concerto para oboé d’amore em lá maior, BWV 1055, de Johann Sebastian Bach.

O oboé d’amore, afinado uma terça menor abaixo do oboé soprano, é o unico instrumento verdadeiramente mezzo-soprano da família das madeiras.

A palavra”d’amore” foi aplicada a uma série de instrumentos em função da doçura e refinamento de seu timbre.

Seleção Musical

Johann Sebastian Bach

Concerto para oboé d’amore em lá maior, BWV 1055

Marten Larsson (oboé). Orquestra Sinfônica de Umea. Reg.: Thord Svedlund

Arthur Benjamin

Concerto de oboé

Wolfgang Amadeus Mozart

Adagio K. 580ª

Marten Larsson (corne-inglês). Orquestra Sinfônica de Umea. Reg.: Thor Svedlund

Keith Jarrett

Adagio

Ludwig August Lebrun

Concerto para oboé no. 1 em ré

Orquestra Sinfônica de Umea. Reg.: Thor Svedlund.