Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Mozart Gran Partita
  • Ouça "O Que Há de Novo" completo:


  • Não se sabe com precisão a data da composição de uma das mais extraordinárias composições de Wolfgang Amadeus Mozart. Pesquisadores especulam que a Serenata no. 10 em si bemol maior, K. 361, apelidada gran partita, deve ter sido concebida em Viena ou Munique, entre 1781 e 1784. Escrita para 13 instrumentos de sopro, pertence à tradição da harmoniemusik – a música para sopros interpretada geralmente nas casas dos que as encomendavam. Podiam ser executadas até nas ruas, em dias festivos. Estes grupos em geral não passavam de cinco a sete músicos. Mas a Gran Partita, como diz o cravista e regente inglês Trevor Pinnock, especialista neste tipo de repertório, não é só entretenimento. A partir da instrumentação, é possível avaliar sua ambição muito mais profunda: pares de oboés, clarinetes, fagotes, cor de basset e quatro trompas. Corno di basseto, como era chamado em italiano, a língua franca da música no século 18, era um clarinete mais grave, inventado por Mayhofer em 1770 em Viena e usado por Mozart inclusive na Flauta Mágica. O que chama a atenção também são as quatro trompas e o fato de ser esta a instrumentação do grupo de harmoniemusik do imperador austro-húngaro José II. Esta obra-prima representa o clímax do gênero serenatas do século 18.

    O programa "O Que Há de Novo", com apresentação de João Marcos Coelho, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, às Quartas, 23h15h com reapresentação aos Sábado, 19h, na Cultura FM e no aplicativo Cultura Digital.

  • Seleção Musical:


Wolfgang Amadeus Mozart
Serenata nº 10, em si bemol maior, K. 361
Músicos da Orquestra do Concertgebouw de Amsterdã.

Ludwig van Beethoven
Coda final (última variação) sobre La ci darem la mano de Don Giovanni
Miriam Pastor Burgos (corne-inglês) e Nicoline Alt e Alexei Ogrintchouk (oboés)

Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estagio em produção: Raquel Pazin
Trabalhos técnicos: Heitor Kose