Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução internet
Reprodução internet O novo álbum Encounter de Igor Levit

Ouça o programa completo:


O pianista russo Igor Levit não tem um itinerário tão explicitamente político, mas adora riscos,  o que o diferencia no mar de pianistas robotizados que nos rodeiam. Levit nasceu em Gorky mas cresceu e estudou música na Alemanha.

Seu itinerário é surpreendente, apesar de ancorado em Beethoven. Um de seus primeiros álbuns, de 2007, enfoca os cinco concertos de Beethoven com a Orquestra de Câmara de Colônia (mas o principiante sola só o primeiro; os demais ficam por conta de outros pianistas).

O salto para a celebridade aconteceu oito anos depois, em 2015, quando estreou na Sony com um ousadíssimo álbum triplo intitulado Bach-Beethoven-Rzewski. Nele Levit colocou as “Variações sobre ‘Um Povo Unido Jamais Será Vencido’”, de Rzewski, portentosa peça de uma hora de duração, no mesmo nível das muito mais ilustres “Variações Goldberg” e das “Diabelli”. Ganhou todos os prêmios internacionais.

O novo álbum Encounter de Igor Levit foi lançado em de setembro passado pela Sony Classical. Um álbum duplo muito pessoal, marcado pelo desejo de encontro e união.

O programa inclui arranjos raramente tocados de Bach e Brahms por Ferruccio Busoni e Max Reger, bem como Palais de Mari - a obra final de Morton Feldman para piano. "Encounter", busca sons que dão força interior e consolação para a alma.

Nas obras de Bach transcritas por Max Reger, baseadas em composições vocais pungentes, o desejo de encontros e união humana ganha expressão - em um momento em que o isolamento é a ordem do dia. O resultado é um recital muito pessoal.

O programa "O Que Há de Novo", com apresentação de João Marcos Coelho, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, às Quartas, 23h15h com reapresentação aos Sábado, 19h, na Cultura FM e no aplicativo Cultura Digital.