Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução internet
Reprodução internet Oscar Cáceres

Ouça o programa 'O que há de novo' completo:


Morreu no último dia 18 de maio, em Paris, o violonista uruguaio Oscar Cáceres. Ele estava com 93 anos. Pertenceu a uma geração de virtuoses como Julian Bream e John williams.

Apaixonado pela música brasileira, Estreou duas obras concertantes na américa do Sul: primeiro, o Concerto de Aranjuez, de Joaqujín Rodrigo, possivelmente o mais conhecido e celebrado concerto para violão do repertório para o instrumento, e também o concerto para violão de Villa-Lobos.

Cáceres, aliás, era um apaixonado pela música brasileira: gravou-a extensivamente não só Villa, mas também os populares Laurindo de Almeida, além de um álbum ao lado de Turíbio Santos.

Sua paixão pelo violão começou aos 11 anos, ainda em Montevidéu, onde nasceu em 1928. Ao ganhar um concurso de canto, recebeu como prêmio um violão. Foi amor à primeira vista. Aos 13, deu seu primeiro recital.

Em 1957, aos 29 anos, foi o único participante estrangeiro no Festival Villa-Lobos, evento no qual estreou no Rio de Janeiro o Concerto para violão e orquestra do compositor. Um exemplo do modo como ele encarava a música aconteceu quando ele se interessou pela música da renascença, que o levou a estudar as tablaturas dos séculos 16 e 17 – para melhor entender esta música, ele aprendeu a tocar alaúde a sério.

O programa "O Que Há de Novo", com apresentação de João Marcos Coelho, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, às Quartas, 23h15h com reapresentação aos Sábado, 19h, na Cultura FM e no aplicativo Cultura Digital.