Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Internet
Reprodução/ Internet Sitkovetsky Trio

Ouça o programa 'O que há de novo' completo:


Camille Saint-Saens nasceu em Paris em 1835, quando Chopin morava na mesma cidade, e morreu em 16 de dezembro de 1921, quando Claude Debussy já havia morrido.

Vale a pena relembrá-lo e a sua obra neste ano em que acontece seu centenário de sua morte, pois é ele a figura-chave da música de seu tempo de três modos bem distintos: primeiro, foi o “Mozart francês”: aos 5 anos já compunha e aos 10 tocava bem as 32 sonatas de Beethoven.

Depois, entre 1859 e 1886, liderou um movimento de recuperação cultural da França, massacrada na Guerra Franco-Prussiana de 1870/71, por meio da Sociedade Nacional de Música, onde só entrava música francesa.

Em 2021 completa-se um século de sua morte – vem promovendo várias gravações de suas obras por novas gerações de músicos. É o caso do Sitkovetsky piano trio, fundado por Alexander, sobrinho do grande violoncelista russo Dmitri Sitkovetsky. Por isso, a maior parte do programa de hoje será dedicada ao segundo trio de Saint-Saens, que figura ao lado do trio de Ravel no recém-lançado álbum do selo BIS, em intepretação do Sitkovetsky Trio.

O programa "O Que Há de Novo", com apresentação de João Marcos Coelho, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, às Quartas, 23h15h com reapresentação aos Sábado, 19h, na Cultura FM e no aplicativo Cultura Digital.