Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Internet
Reprodução/ Internet Stéphane Moraly e Romain David

Ouça o programa 'O que há de novo' completo:


Neste programa você vai conhecer uma nova gravação da sonata para violino de Brahms, muito conhecida. Só que não inteira, porque ela convive, no álbum, com obras de juventude de outros compositores.

É muito boa e orgânica a proposta da violinista francesa Stéphane Moraly e do pianista francês Romain David. No álbum recém-lançado intitulado Incandescência. Incandescência, dizem eles, refere-se ao estado algo que fica extremamente brilhante depois de se submeter a um calor extremo.

Partindo dessa premissa, o duo interpreta a sonata para violino de Brahms e as obras de juventude de Respighi, Dohnanyi e Szymanowski.

Um álbum de certo modo crepuscular, presente em Brahms mas também nas demais obras. Eles propõem uma viagem no tempo: começa com a sonata de Ottorino Respighi. Composta em 1917, ela é contemporânea de duas de suas mais populares obras sinfônicas: a Boutique Fantasque e Fontane di Roma.

Era sua primeira obra cameristica depois do quarteto de cordas de 1909 que permanecia inédito àquela altura. Sente-se a influência de Brahms desde o moderato inicial.

O programa "O Que Há de Novo", com apresentação de João Marcos Coelho, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, às Quartas, 23h15h com reapresentação aos Sábado, 19h, na Cultura FM e no aplicativo Cultura Digital.