Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet O Que Há de Novo

Ouça 'O Que Há de Novo' na íntegra:


Almeida Prado comemoraria seus 80 anos se vivo fosse. Por isso, o programa de hoje é dedicado a este que é um dos maiores compositores brasileiros do último meio século. Ele infelizmente nos deixou em 21 de novembro de 2010.

Herdei dele o programa de música contemporânea da Cultura FM. E tenho procurado honrá-lo. Vocês sabem que a melhor maneira de se homenagear um compositor é, mais do que discursando sobre ele, tocar sua música.

Por isso, hoje falo pouco. Porque quero compartilhar com vocês um dos mais importantes álbuns dedicados a sua obra. Trata-se do álbum gravado na sala Minas Gerais, em 2019, pouco antes da pandemia, e lançado pela Naxos em 2020 que nos traz três obras concertantes para piano e orquestra de Almeida Prado.

Vamos ouvir o concerto no. 1, que ele compôs entre 1982 e 1983. A obra nasceu por encomenda de um notável pianista brasileiro, Antonio Guedes Barbosa. Depois de frequentar tanto a seara nacionalista no início de seus estudos, com Camargo Guarnieri, Almeida Prado vivenciou as vanguardas ao estudas em Paris com Nadia Boulanger, com quem se correspondeu por muitos anos, e com Olivier Messiaen. Eram seus colegas de classe, imaginem, Tristan Murail e Gérard Grisey. Naquele início de década de 1980, ele já era um criador completo, assumindo uma fortíssima personalidade composicional. Era capaz de juntar signos claríssimos de brasilidade – sobretudo as raízes africanas da cultura brasileira – às mais sofisticadas técnicas contemporâneas. É o caso deste concerto inteiramente construído em torno de um motivo de quatro notas—fá, si bemol, fá sustenido e dó.

Apresentação: João Marcos Coelho

Produção: Sonia Maria de Lutiis

Estagio em Produção: Cleison Silva