Ouça 'O Que Há de Novo' na íntegra:
Almeida Prado comemoraria seus 80 anos se vivo fosse. Por isso, o programa de hoje é dedicado a este que é um dos maiores compositores brasileiros do último meio século. Ele infelizmente nos deixou em 21 de novembro de 2010.
Herdei dele o programa de música contemporânea da Cultura FM. E tenho procurado honrá-lo. Vocês sabem que a melhor maneira de se homenagear um compositor é, mais do que discursando sobre ele, tocar sua música.
Por isso, hoje falo pouco. Porque quero compartilhar com vocês um dos mais importantes álbuns dedicados a sua obra. Trata-se do álbum gravado na sala Minas Gerais, em 2019, pouco antes da pandemia, e lançado pela Naxos em 2020 que nos traz três obras concertantes para piano e orquestra de Almeida Prado.
Vamos ouvir o concerto no. 1, que ele compôs entre 1982 e 1983. A obra nasceu por encomenda de um notável pianista brasileiro, Antonio Guedes Barbosa. Depois de frequentar tanto a seara nacionalista no início de seus estudos, com Camargo Guarnieri, Almeida Prado vivenciou as vanguardas ao estudas em Paris com Nadia Boulanger, com quem se correspondeu por muitos anos, e com Olivier Messiaen. Eram seus colegas de classe, imaginem, Tristan Murail e Gérard Grisey. Naquele início de década de 1980, ele já era um criador completo, assumindo uma fortíssima personalidade composicional. Era capaz de juntar signos claríssimos de brasilidade – sobretudo as raízes africanas da cultura brasileira – às mais sofisticadas técnicas contemporâneas. É o caso deste concerto inteiramente construído em torno de um motivo de quatro notas—fá, si bemol, fá sustenido e dó.
Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estagio em Produção: Cleison Silva
REDES SOCIAIS