Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet O Que Há de Novo

Ouça 'O Que Há de Novo' na íntegra:


A soprano espanhola Cristina Bayón, acompanhada ao violão por Jesús Pineda, acaba de lançar Boulevard des femmes, inteiramente dedicado a canções compostas por mulheres.

Não por acaso, todas elas viveram no século 19. Apenas uma delas ainda viva na virada para o século 20.

Era a cantora Pauline Viardot, nascida em 1821 e que viveu até 1910.

Disse não por acaso, porque as mulheres ocuparam um papel proeminente na engrenagem cultural e artística durante o século 19, sobretudo a partir de 1870 e até 1940.

Como escreve a musicóloga francesa Myriam Chimènes em seu excelente livro “Mécènes et musiciens – do salão ao concerto em Paris sob a III República”, este período vai justamente de 1870 até 1940.

Em nossa viagem musical você ouvirá canções da mezzo-soprano e compositora Pauline Viardot (1821-1910), Maria Malibran, irmã mais velha de Pauline Viardot, Isabella Colbrán, nascida em Madri, a pianista, compositora e cantora Pauline Duchambge, Clara Wieck Schumann e Fanny Mendelssohn, irmã mais velha de Félix Mendelssohn.

Apresentação: João Marcos Coelho

Produção: Sonia Maria de Lutiis

Estagio em Produção: Cleison Silva