Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet O Que Há de Novo

Ouça 'O Que Há de Novo' na íntegra:


No programa de hoje, você vai conhecer trios para piano, violino e violoncelo compostos entre 1916 e 1926, uma década particularmente efervescente na vida musical europeia.

Começamos com o menos conhecido deles, o búlgaro Pantcho Vladigerov. Nascido em 1899, fez toda a sua formação musical na Suíça e na Alemanha.

Voltou ao país em 1932. Uma de suas composições, a Rapsódia Búlgara, tornou-se um hino nacional informal do país.

Morreu em 1978. E pouco se falou dele, até que a pianista Nadejda Vlaeva gravou em 2021 para a Hyperion um álbum com seus “prelúdios exóticos” e as “Impressões”.

E agora, neste início de 2023, o Trio Image lança um álbum interessantíssimo pelo selo SWR, distribuído pela Deutsche Grammophon com três trios para piano, violino e violoncelo compostos na década 1916-1926.

O Trio assina um texto no encarte do álbum em que diz o sequinte: “Dois de nós -- a violinista Gergana Gergova e o pianista Pavlin Nechev – crescemos com a música de Vladigerov.

Seu único trio para piano e cordas, uma obra monumental, nos encanta pelas melodias e harmonias originais.

Embora Vladigerov tenha concluído sua composição enquanto estudava em Berlim, há inegáveis traços do folclore búlgaro.

Apresentação: João Marcos Coelho

Produção: Sonia Maria de Lutiis

Estagio em Produção: Cleison Silva