Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet Jan Vogler

Ouça 'O Que Há de Novo' na íntegra:


Neste programa, você vai conhecer uma obra rara: o concerto para violoncelo que Enrique Casals fez para o irmão Pablo Casals, senão o maior, um dos maiores violoncelistas do século 20. O autor da proeza, seu irmão, era violinista, maestro e compositor.

Enrique compôs o concerto em 1946 como presente musical ao irmão célebre. Por isso, incorpora elementos da música folclórica catalã,como a Sardana é uma dança de roda, já popular na região da Catalunha desde o século 13.

É dançada em círculo e acompanhada por um pequeno grupo de instrumentos populares, chamado cobla. Ela é estilizada no movimento final. Em suma, este concerto merece ser ouvido além do seu caráter afetivo entre os irmãos Casals. Jan Vogler, violoncelista alemão nascido 59 anos atrás em Berlim Oriental e hoje radicado nos Estados Unidos, escolheu-o como obra principal de seu recém-lançado álbum ao lado da Orquestra do Festival de Moritzburg, regida pelo catalão Josep Caballé Domenech.

O outro concerto que complementa este belo álbum também tem a ver com Pablo Casals, é do francês Édouard Lalo. Ele nasceu em 1823, duzentos anos atrás – um número redondo, que entretanto não propiciou grandes comemorações.

Um compositor menor, sem dúvida, mas que fez da Espanha o motor de sua imaginação criadora. Tinha ascendência espanhola, o que explica sua paixão pelo país. Sua obra mais famosa é a ”Sinfonia Espanhola”, de fato um concerto para violino. Entre suas obras mais bem-sucedidas está o concerto para violoncelo, composto em 1876, que Casals tocou muito ao longo de sua carreira.

Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estagio em Produção: Cleison Silva