Ouça 'O Que Há de Novo' na íntegra:
O romeno George Enescu nasceu em 19 de agosto de 1881 na cidade de Liveni-Virnav (que hoje leva seu nome). Menino-prodígio, a família conseguiu levá-lo a Viena, onde fez seus estudos musicais.
Lá estudou violino com Helmesberger e teoria com Fuchs, além de ter tido a chance de conhecer Brahms. Na sequência, estudou no Conservatório de Paris, cidade na qual radicou-se e construiu toda a sua carreira.
No conservatório, foi colega de classe de Maurice Ravel, e aluno de violino de Marsick. Jules Massenet e Fauré deram-lhe aulas de contraponto e composição.
Sua produção total é de 32 opus e outras dez não numeradas. Pouco se pensarmos nos compositores dos séculos anteriores, como Haydn, Mozart ou Beethoven.
Para vocês terem uma ideia, Enescu é o Bartók da Romênia. Sua única ópera, Édipo, assim como sua produção camerística e sinfônica são injustamente desconhecidas fora das fronteiras de seu país.
Enescu também foi excepcional pianista e ótimo maestro e fundou um quarteto de cordas com seu nome. É muito bem-vindo o lançamento no mês passado de um álbum da Naxos que enfoca suas obras de juventude, raramente tocadas e menos ainda gravadas.
Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estagio em Produção: Cleison Silva
REDES SOCIAIS