Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet George Enescu

Ouça 'O Que Há de Novo' na íntegra: 


O romeno George Enescu nasceu em 19 de agosto de 1881 na cidade de Liveni-Virnav (que hoje leva seu nome). Menino-prodígio, a família conseguiu levá-lo a Viena, onde fez seus estudos musicais.

Lá estudou violino com Helmesberger e teoria com Fuchs, além de ter tido a chance de conhecer Brahms. Na sequência, estudou no Conservatório de Paris, cidade na qual radicou-se e construiu toda a sua carreira.

No conservatório, foi colega de classe de Maurice Ravel, e aluno de violino de Marsick. Jules Massenet e Fauré deram-lhe aulas de contraponto e composição.

Sua produção total é de 32 opus e outras dez não numeradas. Pouco se pensarmos nos compositores dos séculos anteriores, como Haydn, Mozart ou Beethoven.

Para vocês terem uma ideia, Enescu é o Bartók da Romênia. Sua única ópera, Édipo, assim como sua produção camerística e sinfônica são injustamente desconhecidas fora das fronteiras de seu país.

Enescu também foi excepcional pianista e ótimo maestro e fundou um quarteto de cordas com seu nome. É muito bem-vindo o lançamento no mês passado de um álbum da Naxos que enfoca suas obras de juventude, raramente tocadas e menos ainda gravadas.

Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estagio em Produção: Cleison Silva