Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet Krsyztof Penderecki

Ouça 'O Que Há de Novo' na íntegra: 


No programa desta semana, vamos conhecer obras da maturidade do compositor polonês Krsyztof Penderecki. Vivo fosse, estaria completando 90 anos no último dia 23 de novembro, nascido em 1933, e morreu em 29 de março de 2020 na Cracóvia.

Foi um dos mais importantes e decisivos compositores do último meio século. Começamos nosso tributo com uma obra de 2012, portanto bem recente, boa amostra do seu último estilo, o concerto doppio, assim mesmo em italiano, para violino e viola ou violoncelo e orquestra.

A versão que ouviremos é para violino e violoncelo solistas. Sua sinfonia no. 6, que ouviremos também, é uma de suas mais belas, pungentes e neo-românticas. Leva o subtítulo Canções Chinesas, aqui interpretadas pelo barítono Stephan Genz.

Foi escrita para orquestra reduzida, tem um tom quase camerístico, e inclui também o Erhu, uma espécie de rabeca chinesa com apenas duas cordas. Ao todo, oito canções chinesas, traduzidas para o alemão por Hans Bethge.

Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estagio em Produção: Cleison Silva