Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet Gonzalo Rubalcaba

Ouça 'O Que Há de Novo' na íntegra: 


No programa dessa semana vamos compartilhar com vocês uma das minhas maiores surpresas musicais deste ano de 2023. A audição do album “Borrowed roses”, em português rosas emprestadas, do pianista cubano Gonzalo Rubalcaba, 60 anos, é um daqueles momentos iluminados do fazer musical, quando o intérprete é capaz de se reinventar.

Há uns dez dias comentei o gesto de rubalcaba no Estação Cultura, e mostrei ‘Chelsea Bridge”, de Billy Srayhorn. Mas senti que preciso compartilhar com vocês praticamente o álbum inteiro, pois há nuances na performance de Rubalcaba. Nesse álbum, exceção em sua carreira, Rubalcaba parece meio próximo do modo como Keith Jarrett adorava revisitar as chamadas músicas do “Cânone”, que no vocabulário dos músicos de jazz são chamados de “standards”. São as grandes canções da era de ouro do songbook norte-americano.

Temas de Gershwin e Cole Porter, pra ficar em apenas dois gênios da canção popular. Resumindo, acho que dá para chamar seu álbum solo de um recital de piano tão rigoroso quanto os da seara clássica que muitos de nós frequentam. Econômico nas notas, contido no swing. Surge então um novo pianista, distante da usina de swing à cubana célebre no mundo inteiro.

Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estagio em Produção: Cleison Silva