Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet álbum "Alkan – Character pieces and grotesqueries"

Ouça 'O Que Há de Novo' na íntegra: 


No programa desta semana, você vai conhecer um pouco mais peças para piano de um dos compositores mais recalcados do século 19, Charles-Valentin Alkan. Contemporâneo de Chopin em Paris e seu amigo tão chegado que herdou os alunos do polonês em 1849, quando Chopin morreu.

Só no século 21 sua excepcional música para piano vem sendo mais gravada. Charles-Valentin Morhange nasceu em Paris em 1813. Foi menino-prodígio. Aos 6 anos já tocava piano e violino e foi admitido no Conservatório de Paris – difícil de acreditar, mas é verdade.

Foi primeiro prêmio de solfejo, piano, harmonia e órgão. O pianista Mark Viner, gravou cinco álbuns com música de Alkan com os grandes ciclos pianísticos: Em novembro passado, lançou o sexto álbum, pelo selo Brilliant Classics, dedicado às peças de ocasião, circunstanciais, que o compositor chamou de ‘grotesqueries’

É uma viagem divertida pela sensibilidade ferina de Alkan, com pitadas aqui e ali de extrema dificuldade técnica

Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estagio em Produção: Cleison Belarmino