Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet.
Reprodução da Internet. Grupo Aquila Altera.

Ouça 'O Que Há de Novo' na íntegra:


Nesta semana João Marcos nos apresenta canções italianas do século 14, um momento privilegiado da história da música ocidental europeia: nascida no século 11, a notação conseguiu a magia de preservar a música, foi esta característica que diferenciou a música europeia das demais culturas musicais do planeta.

Ficou restrita ao ambiente litúrgico praticado nas igrejas católicas e por volta de 1300, as canções dos trovadores começaram a ser escritas na França e Alemanha, o recém-lançado álbum “Paradigma Medioevo – música italiana do século 14”, do grupo Aquila Altera, faz uma saborosa panorâmica da canção italiana do período que passou a ser chamado de ars nova.

O movimento originário da frança e dos Países-Baixos se espraiou por todo o continente, seis das catorze canções, entremeadas de peças instrumentais, é assinada por Francesco Landini. que nasceu em 1325 e morreu em 1397, além de compor, era organista, cantor, poeta e fabricante de instrumentos. A varíola deixou-o cego desde pequeno, conheceu Lorenzo da Firenze e Andrea da Firenze. De Andrea, está neste álbum uma canção bastante adequada para hoje, 12 de junho, dia dos namorados, intitula-se: "Dolce Speranza".


O Que Há de Novo
Quarta-feira às 11h da noite e sábado às 06h da tarde.
Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estágio em produção: Thomas Aguiar
Montagem e sonoplastia: Roberto Rocha