Uma das últimas obras de Mozart: concerto para clarinete
Com João Marcos Coelho
09/10/2024 23h00
Ouça 'O Que Há de Novo' na íntegra:
O Que Há de Novo dessa semana, apresenta o concerto para clarinete e orquestra de Mozart, que foi composto em 1787 como peça isolada catalogada por Koechel como K. 584b, em vez do clarinete moderno, um corno di basseto. Quatro anos depois, em 1791, ano de sua morte, ele fez desta peça isolada o primeiro movimento de seu concerto para clarinete e orquestra, K. 622.
Em seu livro sobre os instrumentos de orquestra, José Alexandre dos Santos Ribeiro escreve que corno di bassetto deve seu nome ao fato de que ele era feito em curva, lembrando um chifre ou uma foice, e era recoberto de couro, e que a palavra bassetto foi usada para qualificá-lo como de afinação um pouco mais grave do que o do clarinete-tipo.
Foi inventado por Anton e Michael Mayrhofer, no sul da Alemanha, por volta de 1770. Bem, vamos o “Concerto para clarinete e orquestra em lá maior, K. 622, em uma interpretação modelar em instrumentos de época, com Ernst Schlader solando num autêntico corno di bassetto, e os músicos da Academia de Música Antiga de Berlim, regida por Bernhard Forck.
O Que Há de Novo
Quarta-feira às 23h da noite e sábado às 18h da tarde.
Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estágio em produção: Thomas Aguiar
Montagem e sonoplastia: Roberto Rocha
REDES SOCIAIS