Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução internet
Reprodução internet O psicólogo e idealizador do projeto ''Janeiro Branco" Leonardo Abrahão

Ouça a entrevista completa com Leonardo Abrahão para o programa Oito em Ponto:


O primeiro mês do ano é marcado pela campanha 'Janeiro Branco', que tem como principal objetivo discutir a saúde mental. Em 2021, o tema da campanha é "Todo cuidado conta", numa alusão a nova rotina imposta pela pandemia de Covid-19.

Em entrevista ao Oito em Ponto, o psicólogo e idealizador do projeto Leonardo Abrahão, explica que a campanha convida as pessoas a refletirem sobre saúde mental como parte fundamental de suas vidas.

"A humanidade precisa de um pacto pela saúde mental, para que fique bastante evidente de que todo cuidado conta, quando o objetivo é levar uma vida com mais saúde mental, emocional, mais harmonia, paz, mais propósitos saudáveis e vínculos sociais."

Abrahão também comenta que a escolha de janeiro é estratégica, pois o começo do ano pode gerar ansiedade pelo desejo de cumprir as metas dos 12 meses seguintes e frustração por não ter cumprido todas (metas) do ano anterior.

"Desde a antiguidade os humanos já entendiam a virada do ano como uma oportunidade para as pessoas pensarem sobre a vida, sentidos existenciais. [...] A palavra janeiro vê de da mitologia romana politeísta Janus, que era um Deus romano, o Deus das passagens, das transições. Ele tinha duas cabeças, uma dela olhando pra frente, e outra olhando pra trás, justamente inspirando os seres humanos a olharem para sua história e criarem histórias que desejam para si mesmos. Por isso Janeiro é um mês terapêutico por natureza", explica Abrahão.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital