Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Imagem: Pexels (Divulgação)
Imagem: Pexels (Divulgação) Arma de Fogo

Ouça a entrevista com Ivan Marques!



No dia 12 de fevereiro, o presidente Jair Bolsonaro assinou quatro decretos que flexibilizam o uso e a compra de armas de fogo no país. Desde 2019, já foram 31 alterações, dentre elas decretos, portarias e projetos de lei que ainda não foram aprovados.

Estas mudanças vão desde a flexibilização da quantidade de armas que uma pessoa, civil ou não, pode adquirir e portar em seu nome, até a quantidade de cartuchos e munições que podem ser comprados.

Para falar sobre essas mudanças, o programa Oito em Ponto convidou o advogado Ivan Marques, membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. “São mais de 30 alterações em uma lei que existe desde 2003, e vem sendo alterada para facilitar o acesso e flexibilizar a capacidade das pessoas comprarem armas”, diz.

Segundo Marques, as mudanças de Bolsonaro na lei são “a receita perfeita para o desastre”. “O Brasil vem sofrendo uma nova corrida armamentista. Nos anos 80 e 90, as pessoas compraram tantas armas, que os índices de violência urbana, principalmente, aumentaram drasticamente, colocando o Brasil na primeira posição do ranking mundial de homicídios e crimes usando armas de fogo”, explica.

“Desde que o presidente Bolsonaro assumiu o poder, em janeiro de 2019, o número de normas flexibilizadas, de facilitações para compras de armas, aumentou. E isso vem fazendo com que o brasileiro volte a comprar desreguladamente armas de fogo”, completa.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

*Estagiária sob supervisão da profissional habilitada Letycia Holanda - MTB: 63024/SP