Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Imagem: Acervo Pessoal
Imagem: Acervo Pessoal Ivair Gontijo




Há 60 anos, o astronauta soviético Yuri Gagarin se tornou a primeira pessoa a viajar ao espaço. Na época, a viagem foi uma vitória da extinta União Soviética sobre os Estados Unidos na corrida espacial.

Para falar explicar como a pesquisa sobre o espaço evoluiu, o programa Oito em Ponto convidou o cientista brasileiro Ivair Gontijo, que trabalha no Jet Propulsion Laboratory (JPL), um dos principais laboratórios da NASA.

Nascido no interior de Minas Gerais, Gontijo é autor do livro “A Caminho de Marte: A Incrível Jornada de Um Cientista Brasileiro até a NASA”, publicado pela Editora Sextante.

“Eu tinha três objetivos quando escrevi esse livro, o primeiro era contar a minha história, de como saí de uma cidade de 4 mil habitantes no interior de Minas e fui parar na NASA”, diz Gontijo. Segundo o cientista brasileiro, o seu intuito em contar a sua trajetória era mostrar que suas conquistas estão ao alcance da maioria das pessoas.

“Outra coisa que eu faço no livro é falar sobre os 25 séculos de conhecimento acumulado que temos em astronomia em geral e sobre o planeta Marte, em particular. Também falo como a gente projeta, constrói e lança um veículo ao planeta Marte, discutindo todos os detalhes sobre os problemas que acontecem”, completa.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

*Estagiária sob supervisão da profissional habilitada Letycia Holanda - MTB: 63024/SP