No próximo dia 25 de novembro acontece a eleição para definir o novo reitor e vice-reitor da USP. As duas chapas que concorrem são formadas por professores titulares da Universidade por meio da Comissão Eleitoral. Para entender a importância do trabalho do novo reitor na Universidade, Sergei Cobra conversou com o professor Antônio Carlos Hernandes, atual vice-reitor da USP, no Oito em Ponto desta quinta-feira (04).
Perguntado sobre a autonomia universitária, Hernandes comenta que esse direito da á USP a oportunidade de definir seus próprios projetos pedagógicos, além de administrar o setor financeiro de forma independente e realizar todos os processos de vagas para a entrada de novos alunos. Em 2017, 75% dos estudantes eram alunos das classes socioeconômicas A e B, hoje, 50% das vagas são destinadas para alunos de escolas públicas, afirma o atual vice-reitor. “A universidade modificou o seu perfil e ficou muito mais diversa e plural”.
Sobre a eleição para o novo reitor, Hernandes diz que sua chapa consiste em um projeto para engajar mais a diversidade e afirma que a educação é o ponto central para o crescimento do país.
O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pelo 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.
*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Letycia Holanda - MTB: 63024/SP
REDES SOCIAIS