Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação Rodolfo Schneider

Com a chegada do fim do ano, a solidariedade volta a ganhar espaço na vida dos brasileiros. O imposto solidário é uma das formas de ajuda que pode ser realizada sem gastar um centavo a mais por isso. Para entender como funciona esse tipo de contribuição, Sergei Cobra conversou com o gerente de engajamento e mobilização de recursos do Marista Escolas Sociais, Rodolfo Schneider.

Segundo o gerente de engajamento, mais de 96% das pessoas que poderiam destinar o imposto de renda para causas sociais, não o fazem. Ele conta que cerca de 4 bilhões de reais poderiam ser enviados para as organizações sem fins lucrativos. “Precisamos fazer isso chegar para as pessoas”.

Para poder realizar a doação do imposto solidário, Schneider diz que o primeiro passo é identificar se a pessoa tem o formulário completo na Receita Federal. Em seguida, calcular o valor da contribuição para a instituição que o doador se identifica com a causa, sendo 6% a quantia máxima da doação dentro do valor do imposto de renda. “Se eu pago 10 mil reais de imposto de renda ao ano, eu posso doar 600 reais desse valor para organizações sociais”.

Schneider finaliza contando sobre o site impostosolidario.org.br, espaço dedicado na internet para mostrar projetos sociais que podem ser beneficiados pela iniciativa, além de disponibilizar uma calculadora online para que os contribuintes possam verificar o valor correto que podem doar.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pelo 103.3 FM, de segunda a sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

*Estagiário sob supervisão do profissional habilitado Daniel Vidal - MTB: 19320/MG