Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Lilo Clareto / Divulgação
Foto: Lilo Clareto / Divulgação Eliane Brum

A premiada jornalista e escritora Eliane Brum, que há mais de 20 anos dedica sua carreira para contar histórias que acontecem na Amazônia, participou do Oito em Ponto desta terça-feira (30) para falar sobre o lançamento do seu mais novo livro “Banzeiro òkòtó: uma viagem à Amazônia Centro do Mundo”.

Segundo Eliane, as amazônias obrigatoriamente são os grandes centros do nosso mundo. “Eu defendia isso, se eu sou jornalista, o jornalista precisa estar no centro do mundo”, comenta a escritora sobre ter se mudado para Altamira, no Pará.

Citando o aumento descontrolado do desmatamento nas florestas, a jornalista observa que o mundo está em um momento muito particular que é o instinto de sobrevivência. Ela analisa que os humanos não estão reagindo a emergência climática que está acontecendo.

“Os filhotes estão cuidando do mundo que os adultos estão destruindo”, diz Eliane se referindo aos jovens estarem mais preocupados com a preservação da natureza do que os próprios pais. “Chegamos nos tempos da pandemia como parte do processo de destruição das florestas”

“No Brasil estamos chegando na Amazônia no ponto de não retorno”, conta Eliane relatando as atitudes do atual governo. “Esse governo escondeu o desmatamento” afirma a jornalista e diz que o país necessita de um governo que esteja urgentemente conectado com a emergência climática. “Infelizmente parece que os nossos governantes pararam no século 20”.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pelo 103.3 FM, de segunda a sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

*Estagiário sob supervisão do profissional habilitado Daniel Vidal - MTB: 19320/MG