Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação Ivan Gontijo

No Oito em Ponto desta quinta-feira (20), para falar sobre os desafios e projeções na implementação do Novo Ensino Médio, Sergei Cobra conversou com o Coordenador de políticas educacionais do Todos Pela Educação Ivan Gontijo.

Segundo Gontijo, o Brasil precisa aumentar a jornada de estudos das escolas para viabilizar uma nova forma de ensino. Como por exemplo Pernambuco, que conseguiu universalizar a escola de tempo integral diminuindo a evasão escolar. Ele conta que atualmente, cerca apenas 10% das matrículas do ensino médio no país fazem parte desse sistema integral de ensino.

Questionado por quais motivos os estudantes abandonam os estudos, Gontijo diz que existem dois elementos importantes que precisam ser destacados. O primeiro tem relação com a escola, onde o aluno não consegue enxergar que passar 4 horas dentro da sala fará ele construir uma vida de sucesso. O segundo ponto está nos contextos externos fora da escola, em que a gravidez prematura e a necessidade de jovem entrar no mercado de trabalho, atrapalham o estudante de permanecer nas escolas.

Sobre a solução para os maiores problemas do Brasil, Gontijo afirma que "sem educação não seremos capazes de resolver nossos maiores problemas".

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pelo 103.3 FM, de segunda a sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Letycia Holanda - MTB: 63024/SP